sábado, 26 de janeiro de 2019

DE BOLSONARO A BRUMADINHO CONFORME A JULA


A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. (Vinicius de Moraes)
   Na viagem a Santo Amaro ao passar pela Rua do Amparo vi na janela Jula, com quem gostava de conversar quando era criança. Era a mesma casa, o mesmo semblante apenas desgastado pelo tempo como o meu. Saltei e em dez minutos de um papo agradável recordando alguns episódios interessantes e trocamos para telefone para voltar ao diálogo. Disse-me ela que continuava uma pessoa “antenada”, agudo senso crítico e que não deixava passar nada e preferia perder o amigo a uma boa piada. Beijamo-nos, nos despedimos e sorrindo lhe disse: Jula, continuas a mesma.
   Hoje pela manhã o celular tocou. Era Jula.
  - Tudo bem?
  - Tudo.
  - Tudo bem mesmo?
  - Acho que sim. Alguma novidade?
  - Virgílio, você é um desinformado. Não deve ler jornais, ver televisão, ouvir radinho de pilha e muito menos abrir o notebook para se informar. Se liga cara.
  - Não é bem assim, mas como não quero discutir com você pois quero cultivar a amizade reencontrada; e não adianta mesmo, porque jamais levei uma melhor discutindo com você, abre o verbo.
  - Vou começar pelas bobajadas e enroscos do governo Bolsonaro. É um faz e refaz, ministro dizendo que arma em casa para as crianças é tão perigosa quanto um liquidificador. Se era para ser asneirento, que fosse completo, incluindo fogão, chuveiro elétrico, tomadas, talheres (especialmente facas e garfos), ferro elétrico, etc., etc.
   - A ministra Damares, a mesma de meninas vestem rosa e meninos vestem azul e dizer que feministas não se casam porque são feias, saiu com outro primor que causou revolta entre os holandeses. Veja a merda: os pais holandeses masturbam seus bebês masculinos a partir dos sete meses para que cresçam fortes e saudáveis e que manipulam as partes intimas das menininhas para que aprendam a sentir orgasmo.
  - Quanto aos enroscos de Flavinho acho que ele está mais sujo do que pau de galinheiro e que ainda tem muita carne embaixo desse angu de caroço. Acho que vai dar muita merda.
  - Você já reparou como Mourão está desinibido?
  - E para encerrar o capítulo Bolsonaro, você sabe me informar quem está custeando as despesas de Fabricio Queiroz no Albert Einstein?
  - Não sei.
  - Novidade.
  - Outro capítulo desinformado: Jean Willys vai abrir mão do mandato para o qual foi reeleito devido as ameaças de morte que vem recebendo. Um absurdo num regime que se diz democrático; e, como não podia deixar de ser, a comunidade internacional está desancando o Brasil, enquanto a família Bolsonaro vibra com a notícia. Parecem não entender de Brasil e tão somente de comercio de carros, de imóveis e de movimentos financeiros atípicos e amizades com milicianos.
  - Para encerrar meu querido e velho amigo, encerramos a semana com mais uma tragédia anunciada: o rompimento da barragem de Brumadinho, trinta e oito meses após a de Mariana. Sem comentários.
 - Quando puder dá um pulinho aqui para conversarmos e tomar uma legítima “branquinha” da nossa terrinha querida acompanhada de uma maniçoba ou um sarapatel. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário