domingo, 9 de outubro de 2011

COPA DO MUNDO

     Os brasileiros começam a acordar para a realidade da Copa do Mundo de 2014; uma realidade totalmente diferente da que nos foi vendida quando ganhamos a indicação para realizar o evento. Do vídeo maravilhoso mostrando o que não é o Brasil caimos na real e estamos mostrando o que é realmente o nosso país: totalmente desorganizado e despreparado para realizar uma copa. Estádios não temos, aeroportos muito menos, insuficiência de leitos nos hoteis, transporte de massa uma miragem. Resumindo: infraestrutura zero.
     O que nos sobra mesmo é o o bla bla bla dos vigaristas de sempre e a esperança do povão mal informado.  Dos primeiros, ganhando milhões com a construção de estádios suntuosos que finda a copa se transformarão em almas penadas de concreto que o tempo deteriorará por falta de manutenção e um dia receberá uma lápide com os dizeres: aqui jaz...   Dos segundos  a a doce ilusão de que poderão ir aos estádios ver desfilar Messi, Neymar, Forlan e companhia. Ledo engano: os ingressos serão caríssimos e a meia entrada tudo indica que não haverá, inclusive para aqueles que possuem o direito garantido por lei, pois tramita no congresso um projeto de lei chamado Lei da Copa que suspende tal beneficio entre outros absurdos. 
    Brasil,  o outrora país do futebol prepara-se mal para realizar uma competição exclusivamente para os estrangeiros, os abastados e os apaniguados, inclusive a bancada da bola no congresso que está fazendo tudo o que pode para agradar CBF e FIFA em troca da boquinha de alguns ingressos com direito a fotos, regabofes e autógrafos dos artistas da bola.
     Quase que diariamente vemos nos jornais fotos lindíssimas dos projetos dos estádios, plantas das avenidas que serão construídas e da ampliação dos aeroportos além da promessa de construção de novas linhas de metrô, com a promessa de ficarem prontos até início de 2014. Se forem feitos com a mesma agilidade dos 6 km do metrô de Salvador que se arrasta há 12 anos e não tem previsão de quando inaugurar seria mais sensato pedir a FIFA para patrocinar a copa de 3014.
      Se nós fossemos um povo sensato e andassemos com os pés no chão o melhor a fazer era sair em passeata pelas grandes cidades brasileira exigindo das autoridades que a Copa não fosse realizada aqui.
       Convenhamos, é querer demais.  

Um comentário:

  1. Boa, Virgilio! Acho um absurdo gastar milhões em infraestrutura só para a Copa e continuar com o caos dos hospitais, escolas públicas, segurança, drogas e outros tantos problemas que temos. A educação e a saúde deveriam ser prioridades do governo... Pena!

    ResponderExcluir