Recebo sempre com reservas índices de avaliação de organizações especializadas sejam elas brasileiras ou estrangeiras, privadas ou governamentais. Reconhecidamente competentes e criteriosas não estão imunes a manipulações políticas, jogo de interesses econômicos e financeiros que influenciam suas avaliações. Lembremo-nos do episódio do Morgan que "eficientíssimo" em avaliar países para orientar seus clientes, ora rebaixando-os, ora elevando-os, ter quebrado após uma avaliação negativa do Brasil. Mesmo vivendo na terra da mandinga, dos Orixás e dos "serviços" encomendados, não importa a finalidade, tenho certeza que não tivemos nada com a quebra. Preocuparam-se muito com a vida dos outros esqueceram-se da própria e deu no que deu.
A ressalva vem a propósito da divulgação esta semana pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), orgão da ONU, o relatório anual dos 185 países que ele acompanha, onde o Brasil ocupa uma posição nada honrosa: 85ª colocação. Não duvido que esteja por aí pelas beiradas mesmo. O que me intriga é ter que acreditar que países como Cuba(51), Panamá(58), Trinidad Tobago (62), Líbia(64), São Cristovão Nives(72) vocês sabem onde fica? e Equador(83) estão melhores colocados que o Brasil(84).
Os técnicos vão dizer que não entendo e não entendo mesmo. Pior foi o Morgan que entendia muito e faliu. Porem como os que não entendem, da mesma maneira que "peru" de jogo são os que mais incomodam, pergunto: 1) Como pode Cuba estar colocada em 51º lugar, uma ditadura, onde não existe liberdade de expressão, o governo é o único patrão, as prisões estão lotadas de presos políticos, comida é escassa e somente agora o governo permitiu que os cubanos pudessem vender seus imoveis caindo aos pedaços, apenas com ressalva para a educação e saúde estar 33 posições acima da nossa? Das duas uma: ou Cuba não é o inferno que nos vendem ou o IDH...deixa pra lá. 2)Panamá e Trinidad Tobago, deixem-me rir. 3) Se a IDH da Líbia mesmo sem ser grande coisa, é melhor do que o do Brasil, Gaddafi foi um injustiçado. 3) Alguem já ouviu falar em São Cristovão Nives?...Pano rápido.
Alegam eles que nem todos os países analisados estão com seus dados atualizados e que existem informações baseadas em dados de 2006. Ah, sim, está explicado!!!
Como vêem ignorância incomoda. Perdoem-me ser ignorante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário