O mundo passa por momentos de turbulência generalizada. A Europa em polvorosa, os Estados Unidos a cada dia que passa vê seu poder indo pelo ralo e, por incrivel que pareça, o região mais tranquila é a América do Sul, outrora foco de golpes de estado crises econômicas constantes e graves, monitoramento permanente do FMI, época em que seus funcionários por aqui chegavam arrotando prepotência e determinando o que se devia fazer sem o menor pudor. Hoje, os países que nos asfixiavam passam por situações semelhantes e, alguns, bem piores. Ou seja, foram ótimos em receitar o remédio e péssimos em aplicar a receita para si.
O mais interessante é que fatos inimagináveis e absurdos estão acontecendo pois, ao que parece a classe media privilegiada dos países ricos acordaram para a realidade de que o mundo não pode viver exclusivamente em função da defesa dos interesses daqueles que manipulam fraudulentamente a economia. Dinheiro é bom, necessário e importante para produzir riquezas, mas não é tudo. Que não se pode ficar permanentemente subjugado aos interesses dos banqueiros internacionais que para não perderem seus privilégios não têm o menor escrúpulo em utilizar todos os meios, legais e ilegais para continuar manipulando governos e sistemas em benefício próprio.
Algum de nós por acaso imaginou que a mais privilegiada e alienada classe média do mundo, a americana, fosse um dia criar um movimento contra o templo do capitalismo, Wall Street? So esse fato, demonstra o quanto está confusa a situação. Tão confusa que bezerro não está reconhecendo vaca.
Tem mais: o país onde nasceu a democracia, Grécia, foi impedido pelos banqueiros de consultar a população se concordava com as condições impostas por eles. Ou seja, os que realmente vão pagar as contas vão ter que pagar sem chiar e, pior, sem saber realmente o que estão pagando. Para completar derrubou o primeiro ministro e colocou em seu lugar o ex-vice presidente do Banco Central Europeu. Tudo isso para não cortar os privilegios dos banqueiros.
Na quebrada Itália, os escandalos e falcatruas do corrupto e indecente Berlusconi não foram suficientes para apea-lo do poder, Foi afastado justamente quando impôs e foi aprovado um novo plano de recuperação fiscal da Italia. Para o seu lugar foi um ex banqueiro e um dos ex vices do Goldman Sachs.
Como vemos ainda vai demorar muito para vermos os agiotas que dominam o mundo respondendo por suas falcatruas. Porém, quando a sociedade começa que já despertou que existe muita coisa lgo está erradoe podre, e passar a realmente exigir mudanças pode até demorar, mas que um dia muda, muda.
Para finalizar uma pergunta tola: os lucros do narcotráfico são guardados em baixo do colchão?
É um prazer ler um artigo do irmão d eum grande amigo meu Rui Borba. Trablhou comigo durante vinte e poucos anos. Parabéns. Hélio de Aquino
ResponderExcluir