domingo, 1 de janeiro de 2012

PREVISÕES

      Houve uma época que a moda era Nostradamus. Tudo o que acontecia e que fugia aos padrões havia sempre alguem dizendo que Nostradamus previra em uma das suas centúrias. Comprei o livro e provavelmente por ignorância minha dificilmente encontrava o acontecido em suas profecias. Desfiz-me do livro quando após a copa do mundo da França em que o Brasil perdeu para os donos da casa, li nos jornais que Nostradamus previra tal ocorrência. Bastou para mim.
      Isso não quer dizer que perdi o interesse pelas previsões. Muito ao contrário, todo fim de ano acompanho com bastante interesse as que fazem os astrólogos, adivinhos, pais e mães de santo, videntes, jogadores de búzios, tarologos, cartomantes, enfim esse "país" todo de bem informados futurólogos que praticamente não erram nas suas previsões para o ano seguinte. E olha que acertam os fatos mais dificeis que podemos imaginar. São impressionantes.
     Lógico que para 2012 somente ao final do ano saberemos se acertaram ou não, mas para os que passaram acertaram em cheio mais uma vez. Como a lista é extensa vou citar algumas que mais me impressionaram e cada um pode fazer a sua também:
     1. Messi vai ser eleito o melhor jogador do mundo. Quem poderia imaginar que isso aconteceria?
     2. Palestinos e israelenses continuarão brigando. Realmente é inacreditável a capacidade de previsão desses senhores.
     3. Atentados terroristas farão inúmeras vítimas em Israel, Estados Unidos e Europa. Eu que nunca imaginei que terrorista existisse fiquei preocupado.
     4. Mudanças profundas no quadro político internacional. Alguns morrerão, outros ficaram gravemente enfermos e uns outros serão afastados do poder ou por golpe ou pelas urnas. Confesso que essa foi a que mais me impressionou.
     5. Um grande lider religioso, de prestigio mundial morrerá. Num mundo onde os maiores lideres religiosos são todos acima dos 70, não é facil prever que um deles não morra.
      Por serem tão precisos merecem ser lidos com atenção para nos deixar alertos e não sermos apanhados de surpresa.
      Ainda bem que nenhum deles previu tsunami no Japão nem terremoto no Haiti senão ficariamos bastante tensos diante da espectativa de tal ocorrência.
       Feliz 2012. 

Um comentário: