terça-feira, 1 de outubro de 2013

FLOR DO DIA




Acabei de ver um vídeo maravilhoso de Pablo Milanés interpretando uma das suas obras primas: Yolanda. Os motivos que  inspiraram tão sublime canção não sei, mas a suavidade das rimas e a leveza da música faz-me imaginar que  somente em  duas fontes ele encontraria inspiração para essa pintura em forma de canção: uma flor de verdade  ou numa das várias formas de flor: uma mulher.
Talvez tenham sido as flores que enfeitam e alegram os seus dias, acalmam suas tensões e fez-lhe ver que nada melhor que elas, a mais perfeita combinação de cores, forma e, ensinamento de que as contradições nem sempre são motivos de desavença e sim a sabedoria da  harmonia entre os contrários.
Ou talvez tenha sido simplesmente Yolanda a mais bela e única flor que Pablo Milanês cultivou.
Até porque, todos nós, repito todos nós,  conscientes ou não, sabemos que uma flor independente de forma ou cor, encanta, acalma, inspira e desperta em nossas vidas  sentimentos tão sublimes que imaginávamos desaparecidos.
Portanto, descobrir, reconhecer e saber que elas existem mesmo não podendo cultiva-la com o carinho que merece, essa flor existe e, qualquer momento, por menor que seja, aprecia-la, acaricia-la são momentos de uma felicidade interior indescritível, de verdadeira abstração do mundo que nos rodeia pois sua presença é tão importante que tudo em volta se torna penumbra porque a luz que emana proporciona  uma sensação de paz tão sublime que o mundo parece parar.
Que flor é essa? Qual a cor? Simplesmente uma flor com as cores do arco íris.

5 comentários:

  1. Simplesmente um texto fantástico, escrito por alguém que tem o dom da palavra.

    ResponderExcluir
  2. Voce é o máximo / muito lindo / abraços Rose

    ResponderExcluir
  3. A música é linda mas o seu texto não fica atrás e parece que a inspiração de ambos é a mesma - ou uma flor ou uma mulher. Uma análise linda para uma linda obra!
    Parabéns!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir