sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

OS "SAPOENTIS" DO FACEBOOK



     Indiscutivelmente o facebook é um excelente meio de comunicação, de entretenimento, de oportunidade de aproximação entre as pessoas e, principalmente pela rapidez na troca de informações. Já fui um usuário assíduo porém hoje acesso muito pouco e quando faço restrinjo-me à leitura e raríssimos comentários.
    Decidi assim agir depois de constatar que os meus conhecimentos são parcos e a minha inteligência é medíocre. E, para não passar vergonha, diante de tantas enciclopédias ambulantes, de tantos gênios e talentos resolvi recolher-me à minha santa ignorância e pobreza intelectual.
     Como possuo uma excelente memória vou relatar um episódio verídico que a meu ver serve de exemplo para os internautas das redes sociais, principalmente os do facebook.
     O falecido pajé baiano Antonio Carlos Magalhães tinha por hábito arquivar qualquer notícia que era publicada sobre alguém na imprensa, em especial as negativas, não importando se era correligionário ou adversário. Um dia seria bastante útil.
     Quando Itamar Franco  substituiu Collor, nomeou como um dos seus ministros o deputado federal Jutahy Magalhães antigo fiel correligionário e no momento adversário de ACM, à época governador da Bahia. Insatisfeito com a nomeação, não poupava críticas ao desafeto nem aliviava nas denúncias com relação ao seu caráter. E também, sempre que a oportunidade oferecia, declarava que estava disposto a denunciar com provas, ao Presidente da República, as irregularidades em que seu ministro se envolvera.
     Segundo dizem, Itamar Franco, instruiu um auxiliar seu para entrar em contato com o governador baiano sugerindo que ele solicitasse uma audiência para formalizar as denúncias. ACM mordeu a isca. E, munido de inúmeras pastas com as graves denúncias conforme anunciara à imprensa, no horário determinado estava lá.
     No gabinete da presidência e após os cumprimentos protocolares, quando ACM se preparava para abrir o verbo, Itamar Franco que de bobo não tinha nada, conhecendo a fama do cidadão, dirigiu-se a ele dizendo: “um momentinho, por favor”. Em seguida determinou que a imprensa tivesse acesso para testemunhar e registrar as denúncias. Após o acesso, dirigindo-se novamente ao governador, convidou-o para apresentar todas as graves denúncias que tinha contra o seu ministro.
     O que se viu foram cenas de surpresa e raiva de ACM por ter caído na arapuca e a seguir apenas algumas pastas com recortes de jornais comentando o comportamento do ministro, inclusive quase todas elas já apuradas e consideradas improcedentes.
     A partir daí ACM queria ver o cão chupando manga a ouvir o nome de Itamar.
     E o que tem a ver o relato acima com os gênios e intelectuais do facebook?
     São todos doutores formados pela Universidade do Ouvi Dizer com especialidade em noticias de jornais e revista semanal especializada em escândalo.
     Destaco a seguir onde eles demonstram toda sua "sapoência".
     No quesito economia, para criticar o PIB brasileiro, que foi realmente muito baixo, comparam com o do Equador que foi em torno de 5%. "Sapoentemente" não tecem nenhum comentário com os da Alemanha e Japão, que também foram baixos e os doutores inteligentemente omitem que o PIB baiano é superior ao equatoriano.
     Um desses sábios teve a pachorra de me dizer que Economia é ciência exata. (Pano rápido).
     Na área jurídica defendem teses, apresentam teorias, prolatam sentenças que fico a me perguntar se não estou conversando com algum ministro do STF utilizando pseudônimo.
     Já na área das investigações dos escândalos que pipocam com a pontualidade dos antigos relógios suíços eles apresentam tantos detalhes, pormenores, conclusões minuciosamente explicadas, que nem os investigadores conseguiram descobrir. Muitas vezes fico me perguntando: ou esses caras estão recebendo informações privilegiadas, ou...participaram da roubalheira.
     E em matéria de política externa, que até outro dia não sabiam onde ficavam Bolívia e Venezuela, hoje falam desses dois países com tanta intimidade que só me resta reconhecer: são uns sapos, desculpe, uns çabios. Mais uma vez desculpe: uns idiotas completos.



3 comentários:

  1. Amigo Virgílio, antes de tudo quero externar a saudades que sinto do amigo. Vírgilio, na verdade o brasileiro não sabe lidar com a informação, talvez pelo fato do nosso sistema midiático ser incipiente, diante dos grandes centros mundiais. Até anos atrás vivíamos de informações pasteurizadas. Quando Euclides da Cunha, resolveu falar a verdade nas suas crônicas nos jornais que era colaborado, sofreu um afastamento do seu grupo de militares chegando em alguns momentos ser tratado como traidor. Hoje podemos, nós blogueiros, jornais de grande, médio e pequeno dizer o que quiser, informar, preservar fontes e essa liberdade as vezes incomoda pessoas que se sentem expostas em seus atos. O que sempre questiono é que gente normal, séria, honesta, salvo raríssimas exceções tem problemas com a imprensa amiga ou inimiga. Hoje o Brasil passa por uma situação bizarra, onde os roubos e corrupções da Petrobrás são discutidos como se a Veja, Globo e outros veículos tivessem a capacidade de punir ou absolver corruptos e ladrões. Agora a ideia é provar corrupção no governo FHC com a intenção clara de imaginar que se todos forem culpados, passa-se uma régua e fica tudo como está. Quando na verdade a luta teria que ser colocar na cadeia, fazer essa gente devolver dinheiro, expor publicamente de tal forma que seriam “invotáveis” no futuro. Não importa o partido, a preferência religiosa ou o numero da cueca. Só uma radicalização da justiça poderia trazer ares de decência e dignidade para o futuro deste país. Dói ver Collor, Maluf, Renan e outros lixos soltos e subsidiados pelos nossos impostos. Adorei teu texto.... brilhante como sempre. Abraço amigo e reitero...muitas saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo a saudade recíproca, aproveito para agradecer por ter gostado do texto.
      Vindo de você, é sincera e verdadeira, não somente por você ser uma pessoa autêntica, com uma visão panorâmica do Brasil impressionante e um grande comunicador.
      Concordo integralmente com as suas colocações e temo para mais uma vez não aplicarmos a máxima do Barão de Itararé: "Ou implementamos a moralidade ou nos locupletamos todos". Como no Brasil está dificil implantar a moralidade provavelmente locupletaremos todos, substituindo o TODOS pelos MESMOS.
      Abração sincero dileto Amigo

      Excluir