domingo, 24 de maio de 2015

Mensagem para um coração sofrido



     O amor, sentimento mais nobre que o ser humano carrega dentro de si é também o mais sensível e frágil. Quando amamos verdadeiramente alguém somos capazes de nada ver em volta, pois nossos olhos se encontram exclusivamente voltados para quem amamos e nada importa o que está em volta, porque a presença do amado encobre tudo.
     O fato de ser nobre, não faz com que ele por maior que seja não tenha suas exigências, seu limite de tolerância e acima de tudo necessite de uma reciprocidade, principalmente no item respeito e consideração. Por isso que as separações são quase sempre doloridas, sofridas porque o coração que ama verdadeiramente só nesse momento descobre que por mais que parecesse não era correspondido. E aí dói, e dói muito.
     Como o sentimento amor não se apaga por se tratar de algo que trazemos dentro de nós, cabe-nos, vencidos os momentos iniciais do trauma desviar o curso desse amor intenso para o que há de mais importante na nossa vida: nós mesmos.
     Podemos não ser importantes para ninguém, mas para o mundo, somos a pessoa mais importante que existe. E não é egoísmo. É a valorização do nosso eu, maltratado, machucado, ferido, doído e enganado pelas tramoias que nossos corações aprontam para nós.
     Mas a dor do amor tem cura e o remédio se encontra na razão, que confidencialmente aconselhará ao dolorido coração que os tropeços fazem parte do aprendizado, que as dores são necessárias para fortalecer a alma e que da mesma maneira que amor com amor se paga, um amor com outro amor se apaga.
     Levante a cabeça, seque as lágrimas, hiberne um pouco o coração e bloqueie os sentimentos mal endereçados. E, enquanto o coração se recupera, verá que aos pouquinhos a "sofrência" vai cedendo espaço a consciência de que sofrer é cultivar dor, alimentar raiva, cultuar o abstrato. 
     Não devemos nos esquecer nunca que o amor é um sentimento tão forte que superou a dor da perda de um amor que por mais forte que tenha sido só foi bom enquanto durou.
    Ao acabar, acabou.


Um comentário:

  1. Quantas vezes já disse palavras parecidas para outras pessoas e agora as repito diariamente a mim mesma. "Ao acabar, acabou". Passa para todo mundo, vai passar para mim também. Grande abraço.

    ResponderExcluir