segunda-feira, 8 de abril de 2013

ARENAS

     Octávio Mangabeira um dos grandes homens públicos brasileiros do século passado nasceu no Rio de Janeiro, fez carreira política na Bahia onde foi eleito sucessivamente deputado estadual, federal, senador  e governador da Bahia. Foi também ministro do Exterior de Washington Luiz e ocupante de uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras. 
     Por onde passou iluminou a todos com sua inteligência e um constante exemplo de dignidade e honradez. Inteligente, perspicaz e frasista renomado cunhou uma frase que continua atual: "Pense em  absurdo. Na Bahia tem precedente".
     A lembrança vem a propósito da inauguração do novo estádio da Fonte Nova que passará a se chamar Arena Itaipava que segundo dizem, pagou 100 milhões de reais para ver seu nome no letreiro da fachada. Ou seja, substituímos um nome que honra a nossa História por um nome de cervejaria cujo grande serviço prestado à sociedade é torna-la dependente do álcool.
     Não custa lembrar que o Aeroporto 2 de Julho em homenagem à nossa data magna e uma das mais importantes da História do Brasil, teve seu nome mudado para Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães que, mesmo com os serviços prestados à Bahia, nem de leve chega ao legado de Otávio Mangabeira.
     Atendendo as exigências da Fifa para realizar a Copa do Mundo de 2014 o Brasil está construindo arenas por aí, sem condições de faze-las, em detrimento de escolas com professores melhor remunerados, hospitais funcionando como devem e prisões dignas para que a superlotação não transformem aprendizes de marginais em mestres da criminalidade, das quais a maioria certamente dentro de algum tempo estará mal cuidada até o dia em que, numa manhã qualquer aparecerá uma placa com a seguinte frase: aqui jaz a arena...
     Voltando à Arena Fonte Nova parece-me que o investimento da Itaipava corre um sério risco de não pegar. Inicialmente porque todos continuam chamando Fonte Nova, inclusive a mídia, motivo que levou a patrocinadora investir contra um dos mais antigos cronistas esportivos baianos que manifestou sua opinião contra a mudança; comportamento típico de bêbado que sempre se julga valente, rico, bonitão, conquistador, mas que não passa de irresponsável e histriônico.
     Outra coisa: a derrota do Bahia na reinauguração para o seu maior rival o Vitória pelo histórico placar de 5x1, fez com que os torcedores rubro negros imediatamente rebatizassem a arena para... ARENA 51.
     Vai pegar.
     Já pegou.    

3 comentários:

  1. Muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Abraço Amigo

    ResponderExcluir
  2. Como tudo que vc escreve, excelente!

    ResponderExcluir
  3. História, conhecimento e como sempre textos com argumentos imbatíveis, tudo isso para falar não da vitória do Vitória e sim da derrota do Bahia. Esse é o Sr Virgilio. rsrsrsrs

    ResponderExcluir