terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014

     Diferentemente do que ocorre mensalmente onde o dia 1º apenas sucede o dia 30 ou 31 do mês anterior, normalmente imaginamos que 1º de janeiro apaga, zera tudo o que passou. É o nosso grande engano porque ele somente muda o calendário com referência ao ano.
     Se é  perfeitamente compreensível que depositemos no ano que inicia muitas esperanças é preciso não esquecer o seguinte: os dias continuarão a ser rigorosamente iguais aos tantos outros que já passaram.Desperta como primeiros raios de sol e escurece quando ele se põe, uns são chuvosos outros nãos, uns  com dastante calor e outros frios, abafados ou com aquela brisa bastante gostosa proporcionando uma sensação das mais agradáveis.
     Na realidade quem tem que mudar somos nós;  nossa maneira de pensar de agir e de se comportar. Demos um bom dia ao passageiro do elevador? dirigimos respeitando as regras de trânsito e civilidade? ao chegar ao trabalho saudamos nossos companheiros de jornada? falamos em vez de gritar sem necessidade? pedimos por favor? agradecemos? exercitamos a paciência? comemos para saciar a fome ou praticamos a gula? reconhecemos nossos erros ou sempre culpamos os outros por nos julgarmos infalíveis? finalmente, praticamos uma série de pequenas atitudes que nos tornam grandes ou perdemos os limites sem nenhuma necessidade para sermos lembrados pelo comportamento grosseiro, mal educado?
      Não nos esqueçamos que hoje colhemos o ontem ao mesmo tempo que semeamos o amanhã. A sabedoria consiste na escolha da semente.
     Não culpemos o ano que finda, se foi de péssima colheita por não termos sabido selecionar a semente ou por mesquinharia preferimos uma sem selo de qualidade. Mesmo porque, se por teimosia insistimos em plantar com semente de baixa qualidade, certamente teremos, mais uma vez, uma colheita bem abaixo do que almejamos.
     Também não podemos esquecer que alguns episódio fatalmente ocorrem a todos nós. Portanto saibamos encará-lo com sabedoria para sofrer menos e não aquele ano porque ele simplesmente seguiu o seu curso natural.
      A vida é um exercício diário de lições com o único e exclusivo objetivo de nos tornar sábios. E a escola da sabedoria exige disciplina, muito estudo e acima de tudo capacidade de aceitar.
     Santo Agostinho tinha por hábito a cada fim do dia realizar uma retrospectiva do que fizera e procurar ver onde errara para não repetir no dia seguinte os mesmos erros do dia anterior. Esse exercício ao alcance de todos nós e não um privilégio de um Santo Agostinho, nos ajuda muito a mudar hábitos, comportamentos que se não forem corrigidos tornam-se vícios e depois que se tornam dificilmente são abandonados.
     Portanto antes de julgarmos o ano que se finda como um péssimo ano, ou como não ter existido, não nos esqueçamos que só chegamos a 2014 porque sobrevivemos a 2013. Então faça a pergunta a você mesmo: eu fiz a semeadura correta?
     Também não se iludam que serão 365 dias de sonho porque a vida é uma realidade e por vivermos uma realidade aceitemos como tal para que ela seja menos dolorosa, menos sofrida.
     Mas nem por isso nos sentimos desobrigados a desejar a todos um Feliz Ano Novo, repleto de saúde, paz e felicidade. O mesmo Ano Novo que desejamos para nós.
 

4 comentários:

  1. Perfeitas colocações amigo Virgílio.Eu gostaria que o planeta terra mudasse,não pelo fato de estarmos completando mais um círculo de vida e sim por atitudes diária e simples em nosso cuotidiano. Nós passamos a "chamada virada de ano" realizando o evangelho no lar . Mas venho desejar a todos uma feliz Vida com Jesus em todos os momentos de nossa existência física.

    ResponderExcluir
  2. Um bom ano com os pés na realidade da vida. Que seja um compromisso seu nos dar mais boas leituras no blog. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que no ano de 2014, saibamos escolher bem as sementes e tenhamos a capacidade da reflexao diária...Um novo ano, com saúde, paz, amor e muitos textos agradáveis como este.

    ResponderExcluir
  4. meu caro, dia a dia suas cronicas ficam mais sábias. Parabens!

    ResponderExcluir