Finalizado o campeonato brasileiro de futebol de 2013 só teríamos muito a comemorar se no seu desfecho não tivesse ocorrido as cenas de selvageria explicitas no estádio de Joinville durante o jogo Atlético Paranaense x Vasco da Gama onde o primeiro lutava por uma vaga na Libertadores e o adversário tentava fugir do rebaixamento.
Lamentavelmente o que vai
marcar esse campeonato não será a conquista do Cruzeiro com algumas
rodadas de antecedência, a luta acirrada na última rodada de Vasco,
Fluminense, Coritiba, Criciúma, Portuguesa e Internacional para fugir da série B, e muito menos o esforço do Botafogo, Goiás e
Vitória por uma vaga na Libertadores.
O que vai marcar mesmo é esse episódio vergonhoso onde um
bando de marginais trocavam socos e pontapés e covardemente, criminosamente,
espancavam um dos brigões caídos com chutes na cabeça.
Uma tristeza ver a pacata Joinville ter servido de palco para essa vergonha por ter cedido sua arena devido a perda de campo do mandante (Atlético Paraense) por punição disciplinar.Os joinvillenses que resolveram ir para uns momentos de lazer na expectativa de apenas ver um jogo de futebol foram penalizados como testemunhas oculares do espetáculo explícito de selvageria. Não mereciam isso.
Se 48 horas antes as imagens do sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014 encantaram o mundo, as de ontem, foram seu reverso e além de chocarem, um excelente motivo para motivar aqueles que não perdem tempo para denegrir nossa imagem. O que dói é que a culpa é exclusivamente nossa.
Já passou a hora de dar um basta nisso se realmente pretendemos ter no futebol, nosso esporte mais popular a condição de vermos ao vivo aqueles que nos encantam com suas genialidades. Que a falta de lógica que todos dizem ocorrer no futebol restrinja-se exclusivamente às quatro linhas que limitam o campo de jogo onde um gol "feito" se transformam em "perdido", o tradicional "frango" é o eterno fantasma dos goleiros, a furada do zagueirão faz a adrenalina do torcedor ir as alturas, o chutão do perna de pau que manda a bola para onde o nariz aponta, a bola na trave com o gol vazio, o penalty perdido pelo cobrador ou defendido pelo goleirão, onde o drible e a finta encantam a torcida e no gol de "placa" que fica eternamente gravado na memória do torcedor. Fanático ou não.
Já basta a influência dos árbitros que por incompetência ou má fé têm em muito influído no resultado dos jogos, prejudicando uma das equipes (sempre as mais fracas) em benefício das mais fortes ou influentes nas federações.
Já basta a influência dos árbitros que por incompetência ou má fé têm em muito influído no resultado dos jogos, prejudicando uma das equipes (sempre as mais fracas) em benefício das mais fortes ou influentes nas federações.
Se houvesse realmente vontade de combater essa violência
a primeira medida seria
rebaixar o Vasco para a série C e o Atlético Paranaense para a série B,
inclusive desclassificando-o do direito de participar da Libertadores.
Muitos dirão que se trata de uma medida muito
drástica e que o clube não tem nada a ver com o comportamento dos torcedores.
Drástica não, moralizadora sim. Com relação à culpa, embora não seja absoluta eles são
responsáveis sim, porque em muitos casos doam ingressos para os
grupos organizados e chegam em alguns casos a financiar o meio de transporte
para jogos fora de sua sede.
No dia em que o clube
for fortemente punido além da perda do mando em sua cidade (o episódio de ontem
comprova) , os verdadeiros torcedores deixarão de ser prejudicados, pois serão
os maiores interessados em excluir dos estádios esses marginais travestidos de torcedores e o futebol será o grande recompensado pois dará condições aos que amam realmente esse esporte, aos que vão aos estádios exclusivamente ver o jogo para ver ao vivo seu ídolo, "gozar" o adversário sem medo por ter a certeza de que retornarão as suas casas em segurança, estejam sozinhos ou acompanhados da família.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente fico assustada com estas atitudes,mas entendo que as pessoas precisam perceber que onde começam seus direitos é quando acontece o do nosso próximo.O que posso fazer?? orar muito por todos. faça parte de nosso bloger:http://isabellapacheco.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAbraços fraternos.
Muito bom Virgilio, o rebaixamento automático seria uma ótima solução.
ResponderExcluirPerfeito seu texto Virgíio, é sempre um prazer ler o que você maravilhosamente escreve. Abraços.
ResponderExcluir