segunda-feira, 1 de julho de 2019

DEVAGAR COM O ANDOR...



A sabedoria popular é um manancial de ensinamentos que infelizmente damos pouco valor. Se observássemos melhor seus ensinamentos certamente nos decepcionaríamos menos.

Agora mesmo estamos vivendo um desses momentos com a assinatura do tratado de livre comercio entre a União Europeia e o Mercosul.

Embora o governo atual (normal) esteja desejando ficar com todos os louros do episódio e os seus seguidores mais fanáticos estejam embarcando na conversa, lembramos que esse acordo há vinte anos vem sendo discutido, algo normal em um acordo dessa magnitude envolvendo os quatro países do Mercosul e os vinte países da Comunidade Econômica Europeia. Não resta dúvida que sempre será dito que o acordo foi assinado no governo Bolsonaro (o que é verdadeiro), mas menosprezar os outros governos por não ter sido assinado antes, uma injustiça. Todos trabalharam para se chegar a esse final, num estica e puxa natural. 

Outra coisa a chamar atenção: foi acertado o acordo político, porém até entrar em vigor muita agua vai rolar sob a ponte até ser assinado pelos governantes e depois disso ser aprovado pelos parlamentos dos países do Mercosul e do parlamento europeu. É uma longa caminhada que deverá durar em torno de dois a três anos.

Um outro ponto que deve ser visto com muita cautela pelos representantes do Mercosul os detalhes do que será acertado. E aí mais um ensinamento da sabedoria popular: é a volta que faz o anzol. Não podemos nos esquecer que são bilhões de dólares em jogo; que por mais que seja um acordo a comunidade europeia vai querer perder o mínimo e, consequentemente lucrar o máximo. Em tempo: membros das chancelarias brasileira e argentina já recomendaram bastante cautela para não deixarmos nosiludir pelo sonho exclusivo dos ganhos. Em acordo, as partes ganham e também perdem. Portanto vamos devagar com o andor que o santo é de barro.
   

2 comentários:

  1. Muito interessante seu breve comentário sobre o que está acontecendo no digamos mercado politico.. isso mesmo devemos ir com muita cautela.. diga-se “pisando em ovos”..

    ResponderExcluir
  2. Com a Globalização os mercados ficaram muito difíceis. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir