terça-feira, 20 de agosto de 2019

80 ANOS (1)



    Hoje, 18/08, completo  80 anos de vida. São 8 décadas no grande palco da vida até o dia em que a cortina seja fechada definitivamente.
    O que são 80 anos? Vou dividi-la em duas partes para melhor explanar o tema. Pelo ângulo pessoal foram 80 anos relativamente bem vividos, com os altos e baixos normais na vida de qualquer mortal. Casado três vezes com a mesma mulher, Lúcia. Melhor explicando: casamos, separamos, voltamos, separamos novamente e voltamos a viver juntos de novo, sem cartório, três filhos (Virgílio, Luciana) e um terceiro que morreu logo após o nascimento. A felicidade de ser avô de dois netos (Felipe 15 anos e Kamila 10 anos) sem o prazer de desfrutar a condição pois ambos moram com suas mães em países diferentes: Espanha e Estados Unidos, respectivamente. E como fazem falta!
     Filho mais velho de Dona Hilda e seu Borba tive 3 outros irmãos (Hildinha Rui, falecido devido a um infarto e Fátima), 9 sobrinhos, uma sobrinha neta e um sobrinho bisneto.
    Considero-me um profissional bem sucedido menos pelo lado financeiro (que não foi ruim) e mais por ter exercido a  profissão com dignidade e respeito. Na condição de militante sindical, batalhei ao lado de outros colegas corretores de seguros pela defesa dos interesses da categoria e tenho certeza que não saí tão mal.
    Há nove anos convivendo com uma visita inoportuna (câncer de tireoide) procuro a harmonia, não me queixo (pois se queixar não adianta nada), não maldigo a doença,  vou aos médicos regularmente, faço os exames solicitados e tomo os remédios religiosamente. Nesta convivência civilizada e harmoniosa vamos travando as nossas guerrilhas diárias até a batalha final que sabemos qual será o desfecho.
    Esse foi o lado pessoal; vejamos agora o que significa 80 anos visto de fora para dentro.
   Nascido em Recife em 18 de agosto de 1939, 13 dias depois (1º de setembro) a Alemanha invade a Polônia, iniciando a 2ª guerra mundial que durou até 1945. O número de mortos calculado em 60 milhões de pessoas, sendo 40 milhões de civis (6 milhões de judeus) e 20 milhões de soldados. Quanto à data de encerramento não há uma conformidade. Embora se comemore na Europa o dia 8 de maio como sendo o dia da vitória, a luta ainda continuava contra o Japão, que em 5 e 7 de agosto de 1939 teve as cidades de Hiroshima e Nagasaki destruídas por bombas atômicas (duas) lançadas pelo Estados Unidos. Em 2 de setembro de 1945 o Japão se rende e formalmente encerra-se a guerra.
   Pela idade quase nada poderia saber sobre o que ocorria, porém relato dois fatos que me contaram: A) morando com a família  em Salvado na Rua do Sodré tinha aos fundos a Baía de Todos os Santos e por receio de bombardeio pelos navios alemães convivemos um bom período com o blackout. É que submarinos rondavam a região que puseram a pique alguns navios brasileiros. B) Tendo a família necessidade de ir a Recife, por problema de saúde meu a viagem foi adiada e o navio que íamos naufragou atingido  por submarino, matando todos os seus passageiros.
    Em 16 de julho de 1950 pelo rádio ouvimos a grande tragédia do Maracanã, quando a seleção uruguaia comandada por Obidúlio Varela derrotou a seleção brasileira por 2x1 e levou a Copa do Mundo. Ainda em 1950, Getúlio volta ao poder pelo voto popular e em 24 de agosto de 1954 sair morto do Palácio do Catete (suicidou-se) para ser enterrado em São Borja.  Em 11 de novembro de 1955 ocorreram simultaneamente um   golpe e um contragolpe comandados pelo general Lott, ministro da Guerra, que após tomar um chá de cadeira do presidente da República, saiu do palácio, reuniu a tropa, derrubou o  Carlos Luz (Presidente da Câmara) que interinamente ocupava a presidência, o Vice estava doente em casa, colocou em seu lugar Nereu Ramos, Presidente do Senado,  que governou até 31 de janeiro de 1956, quando JK eleito em outubro de 1955 tomou posse. O homem dos 50 anos em 5 abriu e asfaltou estradas, impulsionou a indústria, especialmente a automobilística e construiu Brasília.
     Em 31 de janeiro de 1961 transmitiu em Brasília a presidência para Jânio Quadros, eleito em outubro do ano anterior. Demagogo, safado, grande orador popular, bebum de carteirinha, com um discurso de que acabaria com a corrupção, tinha como símbolo uma vassoura para varrer a corrupção. Em 25 de agosto de 1961, após uns pileques renunciou ao cargo com a certeza de que retornaria ao Planalto nos braços do povo, os militares fechariam o congresso e ele seria reempossado como ditador. Tinha tanta certeza que foi para São Paulo e na bagagem levou a faixa presidencial. Como o tiro saiu pela culatra embarcou em um cargueiro em Santos e foi curtir sua ressaca na Inglaterra. Antes de viajar, devolveu a faixa. Essa foi a primeira vez que votei (votei em Lott).
    O Vice-presidente era João Goulart que estava em viagem oficial no exterior e não era aceito pelos militares. Para que ele assumisse inventaram o regime parlamentarista  e Tancredo Neves foi o primeiro ministro. Estava gestado o golpe que efetivamente ocorreu em 1964. Não no dia 31 de março e sim em 1º de abril. Por ser o dia da mentira anteciparam a data para 31 de março e transformaram o golpe em revolução, com os generais revezando no poder, muitas prisões, tortura, desaparecimento de pessoas, foi uma longa noite escura que começou em 31.03.1964. e foi até 15 de março de 1985, quando José Sarney Vice-presidente) tomou posse em lugar de Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso que se hospitalizara na manhã da posse, vindo a falecer dias depois. No governo Sarney tivemos dois planos econômicos (cruzado 1 e 2) que não obtiveram êxito,  foi instalada uma Assembleia Constituinte, que aprovou uma nova Constituição em 1988 uma nova Constituição Seu presidente Ulysses Guimarães deu-lhe o título de Constituição Cidadã por valorizar bastante os direitos civis após os anos de chumbo. (continua amanhã).

Um comentário:

  1. Li.. gostei.. vc é.. digamos muito experiente.. para não chamar de outro nome.. brincadeiras amigo.. mas vc é um livro vivo..

    ResponderExcluir