domingo, 4 de agosto de 2019

CAI O REI DE ESPADAS....




    Há uma canção de Ivan Lins/Vitor Martins chamada Cartomante que foi imortalizada por Elis Regina, cujo refrão é o seguinte: Cai o rei de espadas/cai o rei de ouros/cai o rei de paus/cai não fica nada... letra no final.
    Essa canção me veio à memória após a possível reação do STF em afastar o procurador Deltan Dallagnol da coordenação da Lava Jato e provavelmente dos demais procuradores envolvidos nos vazamentos. 
    Caso isso venha ocorrer, não significa o fim da Lava Jato e sim o afastamento daqueles que extrapolaram suas atribuições e com isso macularam um trabalho que pelos serviços prestados no combate a corrupção semeou nos brasileiros a esperança de que pôr fim a corrupção encontraria uma barreira séria e os grandes corruptos responderiam finalmente pelos seu atos.  Seria o fim de que a justiça no Brasil era somente para os grupos dos três P: pretos, pobres e putas.
    Infelizmente, para felicidade nossa, os vazamentos da The  Intercept Brasil que desde o princípio vem relatando o interior do que ocorria na Lava Jato revelou que a força tarefa da esperança era comandada por um grupo que aparentando promover justiça escondia os seus verdadeiros objetivos. Alguma dúvida? Vejamos:
1)  Sergio Moro cuja influência na eleição para presidente foi decisiva, (gravação e divulgação ilegais do telefone na presidente Dilma, rapidez no julgamento de Lula, manipulando os procuradores do Lavajato, condução coercitiva de Lula para depor em São Paulo), foi rapidinho em aceitar o convite para ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, com a promessa de ser indicado para ser ministro do Supremo quando ocorresse a primeira vaga, que a esta altura já subiu no telhado e o cargo de ministro está indo pelo mesmo caminho.
2)  Deltan Dallagnol teve a “brilhante” ideia de criar uma fundação para combater a corrupção com um capital de mais de 1 bilhão de dólares de uma multa que a Petrobrás pagou à justiça americana, que por direito teria que voltar aos cofres do tesouro nacional. Felizmente a mamata foi barrada pelo STF.
3)    O coordenador da Lava Jato da “república de Curitiba”, o incorruptível Dallagnol aproveitando a fama e prestigio passou a comercializar palestras por um bom cachê, tendo um deles em Fortaleza patrocinado pela Federação das Indústrias do Ceará além de pagar os polpudos honorários ainda bancou passagem para esposa e filhos e também o lazer no Beach Park  tudo “free”.
4) Ah!!! Ia me esquecendo: tentou criar uma empresa juntamente com um colega da equipe em nome das esposas para promover palestras e eles seriam os exclusivos. Remunerados, claro.
5) Outra:  Se para ir palestrar em Fortaleza, foi exigente no cachê, para um evento reservado com banqueiros foi generoso. Não cobrou nada.
Como o Brasil é uma caixinha de surpresas e já estamos calejados de tantas decepções quando o assunto envolve os poderosos, não temos certeza que eles serão punidos pelas irregularidades. Até porque mesmo com toda a evidências dos abusos, influenciados pela grande imprensa, a opinião pública até agora parece mais preocupada com a origem ilícita dos vazamentos do que pelas ilicitudes das revelações praticadas por pessoas que estavam combatendo a corrupção.
                                          Cartomante

                                 Nos dias de hoje                        Tenha paciência
                                 é bom que se proteja                  Deus está contigo
                                 Ofereça a face                            Deus está conosco
                                 pra quem quer que seja              até o pescoço
                                 Nos dias de hoje                        Já está escrito
                                 esteja tranquilo                          Já está previsto
                                 Haja o que houver                     Por todas as videntes
                                 pense nos teus filhos                 pelas cartomantes
                                 Não ande nos bares                  Tudo está nas cartas
                                 esqueça os amigos                    em todas as estrelas
                                Não pare nas praças                  No jogo de búzios e
                                não corra perigo                        nas profecias
                                Não fale do medo                      Cai o rei de espadas
                                Nos dias de hoje                        Cai o rei de ouros
                                 não lhes dê motivo                    Cai o rei de paus
                                 Porque na verdade                     Cai não fica nada .....

                                 eu te quero vivo

             Letra bastante atual.
    

2 comentários:

  1. Realmente, essa musica retrata bem o cenário atual.. mas espero que ocorra igual a letra da música sem mais uma vírgula.. tal qual... que todos os reís caíam....

    ResponderExcluir