O mês de junho é para o nordestino sinônimo de muita distração. Da Bahia ao Maranhão na grande maioria de suas cidades acontecem as festas juninas com muita comida, licores variados, e muito forró.
Atraindo turistas de todo o Brasil para os festejos que injetam bastante recursos na região, há um outro fator importante, aliás importantíssimo: manter viva as tradições da região, um folclore belíssimo que ajuda a descarregar os aborrecimentos do dia a dia, desenferujar o esqueleto ao som do forró, esse ritmo gostoso que mexe com o libido de homens, muheres, jovens, velhos, crianças e mesmo aqueles(as) que não sao chegados.
Forró é fogo com PH de pharmácia. Pois enquanto a sanfona geme, a zabumba dita o compasso e o triângulo anima, o "cabra" funga no pescoço da dama, que revirando os olhos em riba e remexendo em baixo vão num rala e rola mais encaixados que rosca em porca até quase o dia amanhecer. De vez em quando umas paradinhas para refrescar o o fogo que sobe e o "fogacho" que arde. Dá uma forrada no "bucho" com as comidas típicas e um assado de bode, molha a goela com licor de genipapo, uma pinga da boa ou uma geladinha e voltar pro salão botando o "couro" pra comer sem desgastar as "partes", ou melhor deixando as "partes" com mais vontae de ficar nas "partes".
"Dimanhãzinha" exaustos pelo rebolê, ainda encontram forças para um lambancê dos mais "arretados" com tanto vai vem, num vai e vem sem fim que de tão bão que foi dormem tão enroscadinhos que "inté" as pernas se "atrapaiam".
Aproveita gente, vamos pro forró, Caruaru e Campina Grande são os maiores e melhores.Mas se não der para ir a um deles, Jacobina, Ibiccuí, Cahoeira, São Felix, Juazeiro, Petrolina, Laranjeiras, Serra Talhada, Sobral, Imperatriz, haverá sempre um para deitar e rolar.
Mas não esqueçam: levem a cimisinha.
Este post só pode ser de um baiano nascido em Recife, com o poder de romancear uma festa popular brasileira fortemente festejada no nordeste.
ResponderExcluirDá até vontade de ir até aí participar, quem sabe no ano que vem...
ResponderExcluirDelícia de texto Virgílio, beijo grande.