Embora não seja muito chegado a televisão e ainda mais a programas tipo Faustão ontem fiz uma pausa nas minhas convicções para ver a entrevista do ex-jogador e atual comentarista esportivo da Globo, Valter Casagrande. Emocionei-me com suas declarações, com os depoimentos e em espacial do seu filho adolescente Symon ao tomar conhecimento de que seu pai, seu ídolo, seu único amigo, fazia exatamente o inverso que recomendava: não usar drogas. Desmoronava ali toda a confiança e admiração pelo seu ídolo. Implodia o prédio que aos poucos ia construindo com o material que o pai lhe vendia. Ele que entregara em confiança o capital de sua inocência ao fornecedor para receber pedras preciosas e construir seu castelo, recebera em troca material falsificado. E logo por quem: seu pai. Hoje aos 18 anos Symon com a esperança dos jovens luta e deseja que um dia possa voltar a ver no pai a imagem que criara e ter de volta seu único e melhor amigai.
Uma entrevista oportuníssima no momento em que vemos ganhar as ruas marchas em favor da maconha que começa aos poucos, de maneira sutil e sorrateira a minar a consciência da opinião pública da mesma maneira que faz com suas vítimas. Em nome do respeito ao direito de expressão da minoria, a maioria está sendo constrangida a aceitar as distorções da minoria. Uma total inversão de valores.
Quando começamos a encarar tais manifestações como folclóricas, como expressões naturais da juventude, como modismo, como algo passageiro e não nos preocupamos de ir mais em frente procurando quem por trás está puxando os cordéis corremos o sério risco de somente despertar quando não houver mais jeito.
Não esqueçamos que os milhões de reais que os inescrupulosos lucram com com a infelicidade alheia são suficientemente fortes para ir comprando opiniões respeitáveis porém sem carater, depoimentos convincentes e comportamentos servis.
Encerrando, antes que este espaço se torne uma verdadeira droga, as declarações e comportamento do maior especialista em drogas do Brasil, Fernandinho Beira Mar, recusando-se a receber na prisão a visita de um filho seu: "enquanto vocês estiver sujo não quero lhe ver". E fez como todo pai zeloso: internou-o para tratamento em clínica especializada.
Que tal começarmos a refletir?
C U R T A S
- Dinastia - Na quinta-feira, um dia depois da queda do ministro dos Transportes, crise que consumiu a agenda de Ideli Salvatti, a ministra das Relações Institucionais se submeteu a sessão com o acupunturista de Lula e Dilma, Gu Hanghu. (Coluna Painel Folha de São Paulo - 10/07).
- Pode dar certo alguém que faz tratamento de acupuntura com HANGHU
- "GOOGLE E FACEBOOK SÃO OS CONCORRENTES DOS JORNAIS", afirma o editor a fundador do jornal "El País" Juan Luiz Cebrián na entrevista de 2ª. Diz que é pessimista com o futuro dos jornais porque a internet não tem "intermediários". Leia na íntegra a entrevista na Folha de São Paulo de hoje, 10/07.
- Precisamos tomar consciência da nossa força e com isso mudar muita coisa errada que existe por aí.
- A foto é a minha homenagem a uma das cidades mais lindas do Brasil: São Francisco do Sul, visita obrigatória a quem vai a passeio ou a trabalho à maravilhosa Santa Catarina. De avião ou de ônibus desembarque em Joinville a mais importante cidade do estado e por terra ou por mar dá um pulinho nesse pedacinho de terra deslumbrante. Sugestão: embarque em Joinville no barco "Príncipe Joinville" e durante uma hora de viagem se encante com as belezas da Baía de Babitonga. De repente, não mais que de repente extasie-se...você tem diante de si a maravilha da foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário