terça-feira, 27 de setembro de 2011

OLÉ!!!!!!!!!!!!

    
Crise econômica, dólar subindo, possibilidade mais que concreta da Palestina ter seu nome vetado pelos Estados Unidos de ingressar na ONU, um garoto de 10 anos baleando a professora e em seguida se suicidando, inflação em alta, líbios se matando para apear Kadhafi e sírios sendo barbaramente massacrados pelo governo tirano. Noticias rotineiras que abasteceram o noticiário da semana que passou. Lógico que entre os destaques tivemos a sessão de abertura da Assembleia Geral da Onu e, mais uma vez, obedecendo a um ritual tradicional coube ao presidente(a) do Brasil o discurso original. Por sinal, um discurso vigoroso que mereceu elogios de brasileiros dos mais variados segmentos e da comunidade internacional.
     No meio de tudo isso, para mim, o fato mais importante foi saber que Barcelona realizou a sua última corrida de touros, encerrando assim uma tradição bárbara e covarde de muitos anos. Jamais em toda a minha vida achei graça naquilo e confesso que sempre torcia pelo touro. Certa vez conversando com um espanhol disse-lhe que considerava tourada uma barbaridade e se um dia fosse assistir uma torceria freneticamente pelo touro. Ele se aborreceu, chamou-me de ignorante e disse que tudo aquilo obedecia a um ritual com tradições religiosas que eu não possuía capacidade de entender. Respondi-lhe que não me surpreendia com sua colocação, pois quem foi tão competente e cruel na inquisição para liquidar os que pensavam não poderia esperar outro comportamento para achar que tourada tinha algum senso de nobreza. Para mim eram dois irracionais na arena, um com força bruta e  instinto de defesa guerreando contra um palhaço fantasiado que pensando ser racional era mais irracional que o touro.
      É um belo exemplo o dos catalães. Não combinava com a beleza e o fascínio dessa cidade maravilhosa que é Barcelona de Gaudi, Miró, Salvador Dali, Picasso e tantos outros gênios espanhóis que mesmo sem ali terem nascido escolheram a cidade à beira do Mediterraneo para viver e encontrar inspiração para nos legar obras maravilhosas.
     Espero que seu exemplo corra mundo, que as touradas sejam extintas em todos os locais e que sirvam de exemplo para acabar com os rodeios e a farra do boi em Santa Catarina, tão ou mais cruéis quanto as touradas.
      Viva Barcelona!!! Salve os catalães!!!
      OLÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário