Combater a corrupção é uma questão de cidadania. Embora válida, marchas anticorrupção em eventos cívicos jamais farão com que a corrupção no Brasil acabe ou mesmo diminua para patamares toleráveis. Servirão no máximo, o que será bastante positivo, para nos despertar o desejo de ser cidadão, que não somos. Infelizmente. Seríamos realmente cidadãos no conceito amplo da palavra se assim agíssemos no nosso dia a dia, o que não acontece. Duvidam? Vamos lá:
1) Você cede lugar no ônibus a um idoso ou gestante?2) Você fumante, joga ponta de cigarro na rua?
3) Você respeita o meio ambiente?
4) Você respeita fila? Neste caso não me refiro somente a “furar” a fila e sim permitir que alguém passe na sua frente para pagar umas “comprinhas” ou concordar em pagar para o amigo cara de pau o documento, esquecendo que atrás de si tem uma fila enorme.
5) O que você faz com o lixo que produz? Armazena para somente entregar ao responsável pelo recolhimento na hora combinada ou divide com a vizinhança, como se ela tivesse obrigação de ficar suportando o mau cheiro dos restos do camarão, do caranguejo ou do peixe?
6) Você exige seu troco ou deixa pra lá para não passar por sovina?7) Você vota por achar que o candidato tem méritos e condições morais para exercer o cargo, merecendo assim o seu voto ou porque ele lhe prometeu um emprego, porque não pode negar o pedido do amigo, porque é simpático ou porque desejando protestar vota em palhaços, excêntricos, ou num pobre coitado para ele arrumar a vida?
8) Você dá propina ao policial para não lhe multar?9) Você pede cupons fiscais de suas compras evitando a sonegação ou acha que isso é problema do governo?
10) Você sonega imposto de renda?
Convenhamos se você se enquadra em alguns dos questionamentos acima, tem condições de participar de marcha contra corrupção? Sejamos honestos: não, né? Portanto vamos começar pelo ABC para aprender o que é ser cidadão e assim ganhar condições para combater a corrupção e colocar os corruptos no lugar que merecem: cadeia.
Reconhecer adiante? Me senti um lixo....Não é fácil reconhecer nossas fraquezas. Isto me lembra um curso de relações humanas que fiz, quando tivemos que escrever nossos 5 defeitos e 5 qualidades. As 5 qualidades eu escrevi num segundo e os 5 defeitos eu nao conseguia relacionar. Qdo Chegou a minha vez de falar, morrendo de vergonha, tive que confessar que nao conseguira terminar a atividade, qdo finalmente eu reconheci que este era meu maior defeitos...o de nao enxerga-los.
ResponderExcluirTarefa dura, enxergar nossos próprios defeitos, encarar nossas fraquezas, agir com retidão 24 horas por dia 7 dias por semana, ... isto é para poucos.
ResponderExcluirTenho de fato que me concentrar mais nisto, acho que ainda não estou preparado para apontar defeitos alheios ...
Meu tio, tem um selo pra você lá no meu blog. Copia lá. Beijo.
ResponderExcluir